PRIMEIRO TRIBUTO. E OFICIAL


Com apenas cerca de um ano de carreira internacional, os Bee Gees ganharam este interessante tributo orquestrado. Lançado em 1968 por Robert Stigwood apenas nesta edição inglesa, o álbum traz versões instrumentais de algumas das principais canções dos Bee Gees até então, com arranjo e regência de Bill Shepherd, o maestro das gravações originais de estúdio.


Exatamente por isso, seria de se esperar um trabalho tão grandioso quanto as próprias versões originais. Porém, comparado com elas, o resultado parece um tanto pobre, com arranjos bem simples e a velha fórmula de substituir a voz por um instrumento. Assim, em certa faixa Barry vira uma flauta, em outra Robin vira um piano e assim por diante. É mais ou menos o que encontramos nos demais CDs orquestrados com o repertório dos Bee Gees que existem aos montes por aí.

Mas, por se tratar de um lançamento oficial e com a presença de Bill Shepherd, é sem dúvida um item obrigatório em qualquer coleção. O álbum traz ainda um comentário de Robin Gibb.


Para os mais detalhistas, vale dizer que, embora inglês, este álbum foi lançado com som estéreo, algo mais comum na época nos Estados Unidos. O LPs ingleses em geral eram mono porque todas as rádios na Inglaterra transmitiam em mono e porque os equipamentos de som domésticos vendidos no país naquele tempo também eram mono.


Outra curiosidade interessante é a referência a Words como um dos temas do filme The Mini Mob. Nem todos sabem que Words foi escrita especificamente para a trilha sonora desta produção britânica de 1967, dirigida pelo húngaro Robert Amram, que acabou se tornando mais conhecido como realizador de documentários. A música foi escolhida para ser o primeiro single dos Bee Gees em 68. Words fez sua estreia em 27 de janeiro de 1968, durante dois shows que os Bee Gees fizeram na Califórnia – o conceituado jornal New Musical Express chegou a escrever que na época que aquele havia sido o maior e melhor show pop já testemunhado por Los Angeles.
 

Para The Mini Mob, os irmãos Gibb escreveram cerca de seis canções. Seria a primeira trilha sonora assinada por eles – mas haveria também outros artistas nesta trilha.

O filme chegou a ser finalizado e editado, mas jamais foi lançado. As razões do cancelamento são desconhecidas. Segundo o músico britânico Georgie Fame – que interpretou o personagem principal, mas nunca viu a versão final – o filme era constrangedor.
Durante o processo de edição, a produção foi rebatizada para The Mini-Affair.
Para nós, a notícia ruim é que as supostas outras cinco músicas gravadas pelos Bee Gees para a trilha sonora em tese permanecem inéditas até hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O RARO E OBSCURO BUNBURY TAILS

ROBIN GIBB EM CARREIRA SOLO

A CONTRIBUIÇÃO VALIOSA DO FÃ CLUBE