O PRIMEIRO CD BOOTLEG – AO VIVO NA SUÍÇA, 1968


Selecionar material para colocar aqui no blog está sendo uma maneira interessante de relembrar e rever detalhes de inúmeros itens da minha coleção que acabam ficando em estado de hibernação nas prateleiras. Hoje me dei conta de que nunca ouvi este raro CD prensado – apenas suas cópias. Há muitos outros CDs que jamais saíram da caixa lá em casa.

Mas vamos ao que interessa. Nos anos 70 e 80 me lembro de incontáveis passeios com meus amigos colecionadores de outras bandas na Galeria do Rock em busca de discos pirata. Naquele tempo, disco pirata não tinha a conotação de trambique que tem hoje. Pelo contrário, eram cobiçados itens de coleção, LPs totalmente não oficiais produzidos com material gravado pela plateia em shows e, com um pouco mais de sorte, out takes obtidos junto a funcionários e ex-funcionários de gravadoras e estúdios. Pink Floyd, Black Sabath e, especialmente, Beatles, eram bandas cujos discos piratas eram perfeitamente encontráveis em São Paulo naquela época. Já Bee Gees, como sempre, impossível. Na prática, tenho conhecimento de apenas um LP pirata dos Bee Gees, que trazia um registro feito pela plateia de uma apresentação dos irmãos Gibb no Japão em 1973. Foi editado apenas lá e é mais fácil encontrar um ornitorrinco tomando banho na pia da cozinha da sua casa do que achar um desses para vender.


A situação mudou com o surgimento do CD, muito mais fácil de manufaturar. Por volta de 1990, apareceu em certos catálogos de importadores brasileiros o CD Bee Gees Live in Bern 68, editado em 89. Como não existia internet, não havia qualquer informação sobre o item. Minha providência foi então encomendar o CD em todos os importadores que eu conhecia. Como se pode imaginar, nenhum deles conseguiu trazer o item. Passei anos procurando por ele.


Só por volta de 1997, quando conheci o Leo – o embaixador do mundo Gibb em Cianorte – é que tive acesso a esse repertório. O Leo gravou uma fita K7 pra mim e mandei pra ele outro K7, com o repertório do bootleg Live At BBC. Depois consegui uma cópia em CD e, finalmente, veio da Europa minha edição original italiana prensada, que ilustra este post.


Este CD é, até onde sei, o primeiro bootleg prensado feito com material dos Bee Gees. A qualidade do áudio é ruim – as razões são explicadas no próprio material impresso, como você vê na imagem abaixo. O responsável pela edição também não era exatamente um conhecedor da obra dos irmãos Gibb. Basta ver que os títulos de duas músicas foram trocados pelo refrão. Mas, por ser o primeiro de vários posteriores, e o registro vivo das históricas apresentações dos irmãos Gibb nos anos 60, é um item valioso em qualquer coleção. Infelizmente, muito difícil de ser encontrado hoje em dia.

Comentários

  1. Olá Claudio. É muito bom conhecer as raridades dos Bee Gees, que são inúmeras. Esse CD, Live In bern, eu encontrei em São Paulo, há muito tempo atrás, em uma galeria na Avenida São João. Na época fiquei fascinado pela descoberta. Juntamente com esse CD comprei uma outra raridade : LAST MINUTE DEMOS, também prensado. Não sei a origem, porém o Selo é Inavasion Unlimited e o ano 1993. Um abraço.
    Antonio Molitor da Silva ( Toninho - Tatuí)

    ResponderExcluir
  2. Toninho, não sei se você lembra, mas se não estou enganado a primira cópia do Live in Bern que eu tive em CD foi você que me passou lá por 98. Lembra das importações de bootlegs que fizemos em sociedade naquela época? Bons tempos...

    ResponderExcluir
  3. gostaria muito de obter a letra da música "pity" do álbum odessa ,.... deve ter no encarte... já tentei comprar o cd e tomei dois "canos" então fiz o download e como eu toco violão e gosto dessa música... preciso muito dela... já q não tem nos site... se algm puder enviar pra mim, agradeço alan27cradle27@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O RARO E OBSCURO BUNBURY TAILS

ROBIN GIBB EM CARREIRA SOLO

A CONTRIBUIÇÃO VALIOSA DO FÃ CLUBE