BGS FIRST VERSÃO JAPONESA


Hoje voltamos aos LPs japoneses com esta versão alternativa do Bee Gees First, primeiro álbum da carreira internacional dos irmãos Gibb. Sabemos que no Japão eventualmente os discos ganham capas exclusivas. Mas é bom dizer que o First com a capa convencional também foi feito lá. Este LP traz uma capa muito bonita, como vocês estão vendo pela foto. Outra curiosidade é o encarte, com as letras das músicas. Fora isso, na contracapa uma inifinidade de informações no idioma japonês. Finalmente, vale dizer que o LP é em som estéreo, ao contrário do original inglês da Polydor, que é mono.


Falando um pouquinho sobre este trabalho dos Bee Gees, tudo começou no início de 67, quando a gravadora Polydor comprou de um publisher australiano os direitos de lançamento de algumas músicas que faziam sucesso na Austrália naquela época. Entre elas estava Spicks and specks, dos Bee Gees. Na véspera de lançar essa canção em compacto na Europa, um diretor da Polydor recebeu a visita do então desconhecido Barry Gibb.


Este diretor teria gostado da visão do Barry para negócios e, decidido a ajudar aquela banda australiana, chamou um antigo amigo seu, Robert Stigwood, para ouvir uma fita demo que ele havia recebido. Somente a partir desta indicação é que Stigwood teria então ouvido Bee Gees e se interessado pelo potencial da nova banda. Esta versão, contada aqui de forma muito resumida, é provavelmente a verdade por trás da velha história que conhecemos a respeito do súbito interesse de Stigwood pelos irmãos Gibb.


Há outra lenda falsa sobre este álbum, repetida milhares de vezes, inclusive pelos Bee Gees. Os Bee Gees não gravaram To Love Somebody apenas por que o cantou americano Otis Redding, para quem ela teria sido escrita, morreu e não teve tempo de gravá-la. A versão original dos Bee Gees foi lançada em compacto em junho de 1967 e Otis morreu em dezembro do mesmo ano, seis meses depois. To Love Somebody foi mesmo feita para os Bee Gees. Mas de fato os irmãos Gibb haviam naquela época escrito uma música para Otis Reding, que permaneceu inédita. Para efeito de marketing, dá mais retorno dizer que era To Love Somebody.


Alguns números do Bee Gees First: foram vendidos 1 milhão e 100 mil LPs; o álbum ficou em 7º lugar no ranking da Bilboard na época de seu lançamento; To love somebody é a música mais regravada do First e também a segunda mais regravada entre todas as canções do repertório dos Bee Gees, com 145 regravações conhecidas até 2005.

Comentários

  1. Então Cláudio...interessante essa sua colocação sobre as falsas lendas da banda...acho que os gibb, além de geniais na música, foram bem fantasiosos em alguns fatos e usaram MUITo mal a mídia ao longo da carreira. Salvo engano, as datas e a história da composição da SNF também não batem muito não...risos.

    MAs isto vc deve falar em outro post né?

    abraços,

    Sérgio Monteiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O RARO E OBSCURO BUNBURY TAILS

ROBIN GIBB EM CARREIRA SOLO

A CONTRIBUIÇÃO VALIOSA DO FÃ CLUBE