PIONEIRO DA IMAGEM LASER


Muito antes do DVD, e talvez antes mesmo dos LDVs - Laser Disc Videos, surgiram estes raros Video Single Discs. Eles foram uma das primeiras tentativas de armazenamento digital de videos, e, ao que parece, usam a mesma tecnologia dos LDVs.


Lançado em 1990 no Japão pela Pioneer, este item aqui apresentado traz um único clipe: Massachusetts. Trata-se de uma participação dos Bee Gees no programa Beat-Club, de 1968, aparição bastante conhecida pela maioria dos fãs. Na época, no entanto, era uma oportunidade rara de ver essas imagens com excelente qualidade - talvez seja esta a única versão lançada oficialmente do clipe (pelo que se pode ver nos créditos, os direitos sobre esse video pertencem à Rádio Bremen and Studio Hamburg, da Alemanha).


Este video-disco não roda nos aparelhos de DVD, apenas nos velhos LDVs players, o que limita sua utilidade como mídia nos dias de hoje. Vale mais, portanto, como item de coleção.


Este é o único VSD dos Bee Geesque eu conheço - talvez o único lançado com material dos irmãos Gibb. A vantagem desta proposta sobre os antigos LDVs é o formato - menor, é muito mais fácil de guardar e transportar. A desvantagem é a capacidade de armazenamento, provavelmente ele não comporta mais do que um clipe, ao contrário dos LDVs, que armazenavam shows inteiros.


Tanto este Video Disc Single quanto os Laser Disc Videos em pouco tempo se tornaram sucata tecnológia, junto com os respectivos players. Foram superados pelos DVDs, que tem o tamanho de um CD normal e uma enorme capacidade de armazenamento. Mas ficou este raro item para a posteridade.

Comentários

  1. Talvez uma expressão melhor fosse "pioneiro da imagem A LASER". Os videodiscos não tinham imagem digital, como os DVDs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O RARO E OBSCURO BUNBURY TAILS

ROBIN GIBB EM CARREIRA SOLO

A CONTRIBUIÇÃO VALIOSA DO FÃ CLUBE