COMEÇA A CARREIRA INTERNACIONAL


NY Mining Disaster 1941 foi o primeiro single da carreira internacional dos Bee Gees. A canção foi escrita na Inglaterra, gravada em março de 1967 e lançada em abril. A estratégia de Robert Stigwood foi vender os Bee Gees como herdeiros dos Beatles – ou “os novos Beatles”. Por isso, já na capa do compacto os irmãos Gibb são descritos como “o novo talento musical de 1967”. O single foi lançado em uma grande festa em uma discoteca londrina, acompanhada por uma cara campanha publicitária. O lado B deste single é I Can’t See Nobody, outro clássico dos Bee Gees. Essa canção foi escrita em 1966, ainda na Austrália. O single que marca a estreia da carreira internacional dos Bee Gees que escolhi para ilustrar este post é uma edição italiana.


NYMD 1941 é um dos destaques do álbum Bee Gees First, lançado originalmente na Inglaterra em 14 de julho de 1967. Uma das atrações eram os arranjos orquestrados, lindamente conduzidos por Bill Shepherd – um dos grandes incentivadores dos irmãos Gibb ainda na Austrália – e Phil Dennys. O álbum marcou também o último trabalho dos Bee Gees com o produtor Ossie Byrne, outro australiano. No final de 1967, Bee Gees First estaria entre os 10 álbuns mais vendidos nos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.


Para finalizar, mais uma curiosidade sobre o lançamento deste single. Diz a lenda que para confundir o público e a imprensa, Robert  Stigwood teria enviado às rádios singles promocionais com o rótulo (label) em branco, dando como pista que se tratava da nova música de uma banda britânica cujo nome começava com B. A ideia era insinuar que NYMD 1941 seria o novo single dos Beatles e, com isso, garantir a execução da música nas rádios. No entanto, segundo os colecionadores e pesquisadores internacionais, isso não passa mesmo de mais uma lenda que entrou para o folclore dos Bee Gees. Até hoje não apareceu nenhum desses compactos promocionais nem foi encontrada qualquer testemunha que tenha visto um desses discos ou que se lembre deste fato.

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Cláudio, maravilha de coleção, hein? Ter esses compactos, só mesmo para grandes colecionadores! Parabéns! Nessa época de 67,68 ainda bem criança, gostava de ler revistas... jornais e como tenho uma mente bem privilegiada, me lembro de uma nota de jornal, com uma foto dos Bee Gees de terninho, com os cabelos bem cheios como dessa capa, cujo título era " Bee Gees Os Novos Beatles" pela época a materia deveria ser sobre o início da carreira dos Bee Gees. Já o conteúdo, não me lembro mesmo(rs).

    ResponderExcluir
  3. sou fã dos Bee Gees.... tenho cds e várias músicas da banda....amei os seus comentários.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O RARO E OBSCURO BUNBURY TAILS

ROBIN GIBB EM CARREIRA SOLO

A CONTRIBUIÇÃO VALIOSA DO FÃ CLUBE